O Que é e como Funciona a Massagem Terapêutica?

O Que é e como Funciona a Massagem Terapêutica

A massagem terapêutica também referida como massoterapia básica abrange o processo de manipulação manual de tecidos moles do corpo, membros e articulações do paciente.

Na maioria dos casos, visa auxiliar no tratamento de dores e de problemas de saúde, podendo, por meio de manobras e técnicas manuais, ativar o relaxamento, melhorando também a circulação do sangue e reduzir o estresse.

Beneficia bastante a saúde do corpo, o equilíbrio corporal e a saúde mental. Dentre os principais benefícios ajuda na prevenção de doenças.

Massagem Terapêutica e seus Benefícios

Esse tipo de tratamento não está vinculado somente a uma massagem relaxante ou genérica, por apresentar diversas técnicas e modalidades específicas visando a saúde e o bem-estar do paciente.

O que é massagem terapêutica?

Trata-se de um conjunto de técnicas que visam trabalhar áreas do corpo que necessitam de tratamento e equilíbrio. Através das manobras combinadas, o profissional pode se especializar em diferentes técnicas como a Massagem Clássica, Shiatsu e Alongamentos.

A partir de uma visão abrangente, a terapêutica procura atuar em áreas específicas do corpo onde há lesões e dores. Costuma ser uma aplicação com atenção personalizada e individual, podendo a aplicação ser diferenciada de pessoa para pessoa.

Nas clínicas mais dedicadas e especializadas, é comum avaliar cada caso em particular definindo a duração do tratamento e a necessidade de cada paciente.

Efeito relaxante

A aplicação da massagem também apresenta efeito relaxante para todas as partes do corpo. Além do relaxamento procura gerar resultados na recuperação de músculos que sofreram lesões.

Além de ser indicada para pessoas comuns também a técnica é bastante indicada para atletas, que podem ser beneficiados após treinos intensos ou recuperação de contusões.

Dependendo das condições médicas, a massagem terapêutica é muito indicada para gestantes, idosos e pessoas que possuem problemas para dormir.

Personalização

Esse tratamento permite atenção personalizada do massagista conforme o quadro de cada paciente, envolve aplicação de técnica sobre a área do corpo que foi afetada ou em várias regiões do corpo.

Principais benefícios da Massagem Terapêutica

Esse tipo de tratamento oferece vários tipos de benefícios, melhorando o trato muscular e reduzindo o estresse na região corporal. Dentre os principais benefícios, podemos citar:

– Diminuição de tensões musculares;

– Elevação da sensação de bem-estar físico;

– Aumento da circulação sanguínea;

– Melhor qualidade do sono;

– Aumento da prevenção de algumas doenças;

– Alívio do estresse e ansiedade.

A aplicação de técnicas da massoterapia ajuda também a melhorar a saúde mental, reduzindo o estresse e o desequilíbrio emocional.

Liberação de cortisol e dopamina – Depois de uma hora de sessão de massoterapia, o corpo já está bastante relaxado gerando elevação de dopamina que libera a sensação de prazer no cérebro.

Redução da ansiedade – A aplicação da massagem ajuda também na redução de ansiedade e do estresse. Recentemente, Segundo pesquisa da Isma-BR (representante da International Stress Management Association), mais de 70% da população brasileira emprega sofre de algum mal causado pelo estresse.

Além de medicamentos, uma das formas de controlar os males do estresse e da ansiedade é passar por sessões de massagens para ser beneficiado com a liberação de cortisol e dopamina.

Redução da dor muscular – As técnicas aliviam as dores nos músculos, muitas vezes causadas pela má postura no trabalho, em casa e na escola.

Durante a sessão, os músculos relaxam e as tensões do corpo são liberadas gerando a melhora da circulação do sangue aumentando o oxigênio.

Bom para a circulação sanguínea – A pressão gerada pela massagem no corpo gera dilatação dos vasos nutrindo os tecidos e reduzindo os edemas e dores.

Redução da insônia – Durante a sessão, a massagem incentiva a produção de serotonina e melatonina que ajuda a restaurar as energias do corpo e incentiva o equilíbrio do corpo para dormir na hora certa.

Tipos de massagens

A seguir apresentamos os principais tipos de massagens que podem auxiliar a pessoa a ter mais bem-estar e saúde.

Shiatsu – Essa técnica é praticada por pessoas em todo o mundo e ajuda muito a combater tensões musculares, ajudando também para obtenção de melhor postura.

Em alguns casos, o Shiatsu é contraindicado para mulheres grávidas, pessoas com doenças degenerativas e também para portadores de câncer.

Ayurvedica ou Ayurveda – De origem indiana utiliza óleos vegetais medicamentosos, tendo como principal base o óleo de gergelim. Procura, principalmente, aliviar as dores.

Tailandesa – Está entre as mais conhecidas e divulgadas no Brasil, não é realizada numa maca comum. O cliente recebe a massagem deitada no chão e colocado em diversas posições de Yoga durante a sessão.

Para quem é indicada?

Podemos ainda citar os grupos específicos que podem ser beneficiados com a massagem terapêutica, veja a seguir.

Jovens adultos – A terapia pode ajudar a reduzir o estresse causado por uma prova na faculdade, as dores no pescoço depois de um dia de trabalho e dores causadas pelos movimentos do dia a dia.

Pessoas que sofrem de estresse e ansiedade – a ciência já comprovou que a massagem terapêutica pode agir funcionalmente em regiões ativas do cérebro, proporcionando um intenso relaxamento e renovação dos neurônios. Pessoas estressadas ou com crises de ansiedade podem se beneficiar bastante ao praticar a massagem pelo menos uma vez por semana.

Atletas – Atualmente, esse grupo é o que mais usa as técnicas da massagem terapêutica antes e depois de treinos, podendo proporcionar a redução das tensões musculares.

Em casos clínicos, a massagem está associada à fisioterapia, com o objetivo de auxiliar na recuperação de lesões.

Idosos – A massagem pode ajudar a reduzir as dores provocadas por artrose e artrites e evitar a evolução de problemas musculares na idade avançada.

Indicada por especialistas, a massagem terapêutica melhora a circulação sanguínea evitando problemas sérios de saúde como o AVC, Alzheimer e até Parkinson.

Dessa forma, a massagem terapêutica é dedicada para o tratamento de doenças, redução do estresse muscular e mental do paciente.

O principal foco está nas manobras musculares permitindo o alívio das tensões. Além de relaxar o corpo, procura melhorar a condição física do indivíduo proporcionando mais energia para o dia a dia. Portanto não perca mais tempo, agende hoje mesmo uma estimulante massagem terapêutica!

Curtiu este artigo? Compartilhe!

Artigos Relacionados

Leave a Comment