Principais Técnicas de Massagem para Massagistas

Tecnicas de massagem para massagistas

A grande vantagem em se tornar um massagista terapeuta credenciado e licenciado é que há uma ampla variedade de técnicas e modalidades de massagens nas quais o profissional pode se especializar e atuar.

A escolha do tipo de massagem vai depender de inúmeros fatores, dentre os quais saber identificar de que forma o massagista irá ajudar as pessoas é o principal deles. Ou seja, que tipo de problema e situação que o terapeuta gostaria de enfrentar na sua rotina de trabalho para ajudar as pessoas.

O corpo humano é extremamente complexo e intrigante, tornado o ofício do massagista extremamente técnico e preciso. Qualquer profissional massagista que se preze deverá ter um extenso conhecimento e uma vasta experiência para conseguir, primeiramente, aliviar o estresse e a tensão de seus pacientes.

Além disso, há uma série de outras situações mais complexas envolvendo lesões, contraturas, dores e contusões que devem ser bem interpretadas e entendidas pelos massagistas, a fim de que todo o planejamento do tratamento seja bem executado, evitando falhas, procedimentos desnecessários e a restauração da saúde do paciente, de forma digna e eficiente.

Sendo assim, neste artigo iremos apresentar as principais técnicas que todo bom massagista deve possuir para que possa, de fato, implementar a melhor modalidade de massagem para ajudar as pessoas a aliviar suas dores, seus desconfortos e mal-estar.

Entre as mais conhecidas técnicas de massagem, podemos citar a massagem sueca. Trata-se de a massagem mais aplicada no mundo, cuja principal característica é a execução de movimentos extensos e abrangentes, utilizados primordialmente para o relaxamento.

A massagem sueca também é amplamente utilizada para o alívio e mitigação do estresse físico e mental, e envolve uma série de movimentos coordenados de intensidade moderada, atuando nas camadas superficiais da musculatura e dos tecidos.

Uma outra técnica de massagem também muito empregada é a massagem desportiva ou esportiva. É uma modalidade cujo o foco é bem específico, utilizando-se de técnicas bastante direcionadas e únicas.

A massagem esportiva é a modalidade utilizada por massagistas especialmente designados e treinados para atender as demandas de atletas e esportistas.

Entre os principais objetivos da massagem desportiva, podemos descrever que o tipo de procedimento que visa, em primeira instância, preparar atletas e esportistas para competições, deixando seus músculos mais relaxados e preparados para ação e desempenho.

Além disso, a massagem esportiva também promove uma melhor recuperação pós competição ou pós treino. Ou seja, a recuperação de atletas profissionais torna-se mais eficiente e rápida, aumentando a sua performance e desempenho.

Terapia craniossacral. Essa é a modalidade de massagem e terapia que visa melhor os sintomas e condições clínicas que envolvem o crânio, a espinha, a cabeça e o sistema nervoso.

É uma massagem bem suave que envolve movimentos, toques gentis e amplos aliviando dores de cabeça, problemas de desequilíbrio neuro sensoriais e distúrbios do sono.

A terapia é bastante empregada também como medida profilática, aumentando a resistência do paciente a doenças e dores na cabeça, nos membros e na coluna.

Também pode ser aplicada em casos mais complexos, como enxaquecas, disfunções nas articulações da face, problemas de estresse, dores cervicais, lombares e ciáticas, além de ajudar no equilíbrio das funções do sistema nervoso central.

Massagem linfática. A massagem linfática também é uma técnica amplamente empregada pelos massagistas. Trata-se de procedimentos ordenados que aumentam e ajudam o melhor escoamento dos fluidos corporais.

A ideia fundamental desta técnica de massagem é ativar o sistema linfático, intensificado e agilizando a drenagem de toxinas do corpo. Um sistema linfático mais eficiente consegue eliminar as impureza, além de nutrir melhor as células, tornando a recuperação de enfermidades muito mais célere.

A massagem Thai. Na sua essência, a massagem thai envolve uma série de movimentos precisos e harmônicos, aumentando a percepção do massagistas sobre suas ações, respiração e seu próprio corpo.

Um bom domínio desta técnica de massagem irá proporcionar ao massagista muito mais controle sobre o uso de sua energia, sabendo focá-la em pontos específicos dos pacientes, com as pressões e manobras corretas.

Outra qualidade que o massagista deverá desenvolver no emprego desta massagem é o auto controle, sabendo utilizar toda a extensão do seu corpo como ferramenta para trazer o alívio e a condição de relaxamento desejados pelo paciente.

Massagem pré-natal e pós parto. Trata-se também de uma técnica ou modalidade de massagem bastante demandada e que requer bom treinamento e conhecimento do massagista.

Como sabemos a gravidez traz uma série de complicações e sintomas indesejados. Sendo assim, as gestantes estão sempre a procura de formas de aliviar as dores, desconfortos e reações causadas pela gestação.

Assim a massagem pré-natal tem como seu principal foco reduzir os desconfortos e dores, além de aliviar o estresse e intensificar a liberação de hormônios desejados que possam suavizar os sintomas, promovendo uma gestação mais confortável.

Portanto, o massagista bem preparado e treinado poderá trazer uma série de benefícios aos seus pacientes, tornando suas vidas muito melhores e prazerosas, aumentando assim seu grau de satisfação e bem-estar.

Curtiu este artigo? Compartilhe!

Artigos Relacionados

Um Comentário para “Principais Técnicas de Massagem para Massagistas”

  1. Wilma Tartale

    Gostei muito do conteúdo do texto, mas senti falta da massagem sueca. Gostaria muito aprender essa técnica para aplicar na mulherada. (rs). Elas adoram massagem!!
    Sempre achei que a massagem Thai e Tailandesa fosse a mesma coisa, algo voltado para o lado mais sexy e erótico. Mas acho que isso é mais uma invenção ocidental, a origem dessa massagem é bem diferente da divulgada hoje em dia.

Deixar um Comentário