Massagem Terapêutica ou Fisioterapia?

massagem e fisioterapia

Muitos dos pacientes que procuram este blog, costumam perguntar com frequência se devem escolher a fisioterapia ou a massagem terapêutica para solucionar os seus problemas de saúde.

A confusão reside no fato de que quando estamos com dor, costumamos pensar se devemos procurar um fisioterapeuta ou um massagista terapeuta para aliviar as dores com mais agilidade.

Apesar de ambos ajudarem no controle e redução das dores em geral, existem inúmeras diferenças entre as duas técnicas e abordagens, que precisam ser esclarecidas.

A principal diferença entre a massagem e a fisioterapia é que a massagem tem a capacidade de relaxar as tensões musculares, reduzindo os espasmos e as dores. Já a fisioterapia aborda a questão da recuperação e reabilitação das funções musculares e das articulações.

São conceitos e serviços muito diferentes, mas que utilizados de forma conjunta, aliadas e programadas podem trazer benefícios muito mais promissores, eficazes e duradouros.

Os serviços de fisioterapia são concedidos em clínicas especializadas,além de casas de repousos, centros médicos e hospitais, justamente pois o principal objetivo da fisioterapia é a reabilitação, sendo primordialmente necessária nos casos de cirurgias e recuperação dos movimentos.

Entre as principais habilidades e tratamentos oferecidos pelos profissionais fisioterapeutas, podemos destacar o desenvolvimento de procedimentos para exercícios de recuperação e reabilitação física e motora do paciente.

Também é função da fisioterapia o tratamento das condições físicas provenientes de esclerose múltipla e artrite, programas específicos para recuperação de fraturas, lesões, torções e luxações.

Sendo assim, para aqueles que estão sofrendo com as seguintes condições médicas, a fisioterapia pode desempenhar papel fundamental:

Perda de mobilidade e diminuição da amplitude dos movimentos, que pretendem se recuperar de lesões causadas por acidentes, reabilitação pós operatória, prevenção de lesões e melhoria da motilidade e flexibilidade muscular.

Já a massagem terapêutica é a modalidade de terapia alternativa utilizada na manipulação dos tecidos e músculos através do toques coordenados, trazendo inúmeros benefícios para as articulações, ligamentos, tecidos conectivos e grupos musculares.

A massagem, por sua vez, é indicada quando o paciente necessita de um alívio mais rápido das dores em geral, reduzindo o estresse e desconforto gerado pela condição dolorosa.

Sendo assim, a massagem é a escolha mais adequada quando há a necessidade imediata de redução das dores musculares, nas juntas e articulações, no relaxamento para alívio do estresse e tensões, melhoria da postura e necessidade de recomposição dos músculos extenuados pela atividade física.

E entre os principais benefícios da massagem, também podemos salientar:

O alívio imediato das dores crônicas, melhoria na circulação sanguínea e no sistema linfático, aumentando a absorção de nutrientes e intensificando a eliminação de toxinas, alívio de dores de cabeça e enxaquecas, redução da ansiedade e do estresse, aumento dos níveis de serotonina e dopamina no corpo – melhorando o humor-, e melhoria significativa do sono e descanso.

Apesar das diferenças entre as técnicas descritas na fisioterapia e na massagem terapêutica, antes de iniciar qualquer procedimento, será necessária uma avaliação médica cuidadosa para avaliar o estado de saúde geral do paciente e identificar supostas contraindicações existentes.

Agora que já sabemos as principais diferenças entre a fisioterapia e a massagem terapêutica, ficou mais fácil definirmos qual terapeuta procurar, sempre lembrando que antes de iniciar os procedimentos, convém elaborar junto com o profissional também um plano detalhado de tratamento.

Curtiu este artigo? Compartilhe!

Artigos Relacionados

Deixar um Comentário