Massagem para Corredores

massagem para corredores

Não importa se você é um maratonista ou um corredor de final de semana, a massagem certamente irá ajudá-lo em sua recuperação e também na sua preparação para qualquer corrida.

Antes de iniciar a sua corrida de cinco, dez, vinte ou quarenta quilômetros – não importa a distância – seus músculos precisam estar bem alongados e preparados para a jornada. Uma musculatura bem alongada e aquecida previne uma série de lesões que podem comprometer não apenas a sua corrida, mas toda a prática esportiva.

É recomendado para aqueles que praticam a corrida com regularidade, um pré agendamento de sessões de massagem com alguma antecedência, de pelo menos três dias, antes da maratona de corridas.

Este intervalo de tempo é fundamental para ajudar a prevenir qualquer tipo de lesão, contratura ou indisposição que você possa ter. Sem mencionar que tal medida o ajudará em uma breve recuperação após a corrida.

Antes de correr, durante as sessões de massagem, o profissional terapeuta massagista irá ou poderá utilizar uma vasta gama de técnicas da massoterapia para deixá-lo pronto para a competição ou para a maratona.

Geralmente são utilizadas modalidades de massagens diversas, tais como a massagem sueca ou desportiva, aplicando técnicas de alongamentos, compressão com a mobilização das juntas e articulações, ajudando na estimulação do sistema nervoso, além de intensificar a circulação sanguínea.

Já a massagem esportiva ajudará o corredor a escapar de situações mais angustiantes, aumentando a sua flexibilidade e prevenindo-o intensamente contra lesões, tensões musculares e articulares. Sem mencionar que esta modalidade de tratamento o ajudará a amenizar a ansiedade, muito comum em corredores iniciantes.

massagem pós corrida

Após uma corrida intensa ou uma maratona é comum que o atleta ou esportista se sinta dolorido e exausto. É neste momento que uma massagem bem feita e com a técnica adequada poderá ajudar o corredor a eliminar o excesso de ácido lático, acumulado na musculatura durante a corrida.

Porém, caso o corredor tenha se machucado durante sua corrida, não recomendamos a realização de qualquer massagem na região afetada, antes de um diagnóstico definitivo do ocorrido. Uma massagem mal executada ou executada, no momento inoportuno, poderá agravar ainda mais a lesão. Então, tome muito cuidado!

Talvez, quinze minutos de massagem após a corrida já serão suficientes para relaxar a musculatura e eliminar qualquer incômodo, decorrente da própria intensidade do exercício físico.

Uma longa e efetiva massagem após a corrida também o ajudará a acalmar o sistema nervoso, e drenar todas as toxinas acumuladas através da concentração de ácido lático nos músculos.

O profissional de massagem também irá alongar toda a sua musculatura com massagens apropriadas, de forma passiva, permitindo que seus músculos se recuperem de maneira mais rápida e eficiente, sem dores ou desconfortos.

Mas atenção! A massagem após a prática esportiva nunca deverá ser dolorida e extenuante. A intensidade poderá ser elevada, porém dores exageradas devem ser relatadas ao massagista que deverá reduzir imediatamente a pressão ou interromper o tratamento.

Portanto, na próxima vez que você for correr ou encarar uma maratona, considere a hipótese de recorrer a uma massagem antes e após o evento. Certamente a sua preparação e recuperação serão otimizadas, tornando-o em um melhor corredor, livre de dores, de lesões e com melhor condicionamento físico.

Curtiu este artigo? Compartilhe!

Artigos Relacionados

Um Comentário para “Massagem para Corredores”

  1. Rodrigo Alfonso Santos

    Incrível como a massagem consegue melhorar a disposição para correr! Já corri muitas maratonas e sempre que me preparei bem para a prova, incluindo massagens nos treinamentos consegui melhores resultados. Sou fã e adepto da massagem para qualquer modalidade esportiva, inclusive. Ajuda muito na recuperação e no treino. Adorei o post, muito conveniente tratarmos este tema.

Deixar um Comentário