Ventosaterapia – Massagem a Vácuo. Você Sabe o Que é?

ventosaterapia massagem vacuo

A Ventosaterapia é uma forma de terapia alternativa, de origem indígena, tornando-se futuramente extremamente popular também nas culturas orientais, dados os seus vastos benefícios à saúde.

A terapia consiste em aquecer alguns pequenos copos, ou recipientes arredondados de vidro e posteriormente pressioná-los contra pele.

Ao aquecer os copos, o ar dentro deles também se aquece e se expande. Ao fechar a abertura dos copos com o contato com a pele, o ar presente internamente ao recipiente toma contato com a superfície fria da pele e se resfria.

Quando o ar se resfria dentro do copo vedado pela pele, ele se contrai e acaba exercendo menor pressão dentro do recipiente. Assim a pressão externa ao copo (a pressão atmosférica) é maior do que a pressão interna, o que faz com que o recipiente seja pressionado contra a pele.

Assim, essa pressão gerada é utilizada para aumentar a circulação sanguínea e linfática, nutrindo melhor as células dos tecidos e músculos, além de agilizar a remoção de toxinas do corpo.

Outros benefícios trazidos pela pressão dos copos sobre a pele e a sucção gerada são a suavização dos tecidos conectivos, assim como a liberação dos nós de tensão, dada drenagem da pele, assim como o alongamento dos tecidos e músculos contraídos.

A ventosaterapia atua de forma similar à massagem dos tecidos profundos, sendo assim, provavelmente a região de aplicação poderá ficar um pouco dolorida e avermelhada após o tratamento, dada a pressão negativa exercida sobre a pele.

Porém a recuperação é muito rápida e os benefícios da terapia são muito intensos e duradouros, trazendo uma recuperação dos sintomas de dores e rigidez muscular a curtíssimo prazo.

Entretanto, não é aconselhado a aplicação da ventosaterapia em pessoas com problemas circulatórios, hemofílicos, diabéticos, ou em indivíduos que possuem pressão arterial elevada ou muito baixa.

Gestantes também devem ter o cuidado para que a terapia não seja aplicada, de forma alguma, na região inferior do abdome. Também não é aconselhado que a ventosaterapia seja aplicada em mulheres com menos de seis meses de gestação.

Outras condições, conforme descritas a seguir, também podem impedir a realização da ventosaterapia, tais como: queimaduras na pele, alergias dermatológicas, distúrbios na pele – inflamações, úlceras e rupturas -, lesões ósseas, deslocamentos, torções e luxações, desidratação e pessoas com doenças e infecções de pele.

Já os benefícios da terapia, conhecida como a massagem a vácuo, vão muito além da suavização da pele, dos tecidos e músculos.

A ventosaterapia também é extraordinária para o combate de resfriados, dores de cabeça, congestões e crises alérgicas, dores ciáticas, depressão, ansiedade, insônia, desconfortos menstruais e de menopausa e, ainda, alivia o estresse.

Há diversos relatos de que a ventosaterapia também seria muito eficaz no tratamento de dores nas costas, além disso também pode exercer um grande poder de alívio das dores no pescoço e nos ombros.

Atletas profissionais também relataram que a terapia das ventosas também trouxe grandes benefícios na recuperação pós treino e pós competição, aliviando as dores e desconfortos.

Mesmo com os inúmeros benefícios mencionados, o paciente não deverá nunca, antes de iniciar o tratamento, descartar uma visita ao seu médico indicando suas pretensões, para realização de uma avaliação mais completa de seu problema.

Além da avaliação médica, também é recomendado que o interessado converse com profissionais massagistas e terapeutas, fornecendo todas as informações necessárias, para que, em conjunto com a equipe médica, possam elaborar um plano procedimental completo, correlacionando as possíveis formas de tratamentos.

Curtiu este artigo? Compartilhe!

Artigos Relacionados

Um Comentário para “Ventosaterapia – Massagem a Vácuo. Você Sabe o Que é?”

  1. Lévis Henrique Dias

    Muito peculiar essa técnica de massagem com copos e vácuo. Na minha cidade nunca havia falado sobre este tipo de massagem. Mas será que não corremos o risco de queimar a pele? Será que com o vácuo os copos não podem machucar a pele? Vou procurar me informar mais sobre a ventosaterapia. Quem sabe essa massagem não alivia minhas eternas dores nas costas. Gostei muito do artigo, mais uma novidade que aprendi.
    Obrigado!!

Deixar um Comentário